quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sisu será aberto dia 2 de junho; estudantes que fizeram o Enem 2013 poderão concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior cadastradas no Sisu.


A partir da próxima segunda-feira, dia 2 de junho, estudantes que fizeram o Enem 2013 poderão concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior cadastradas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem no Diário Oficial da União as datas para a realização da edição 2014.2 (do meio do ano).

Para participar, é preciso ter obtido nota acima de zero na redação da prova. Como em edições anteriores, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga, desde que se especifique a ordem de preferência.

Além disso, o candidato deve escolher a forma de concorrência, que pode ser por ampla concorrência, Lei de Cotas e ações afirmativas. É importante ficar atento ao prazo, que termina na quarta-feira, 4. Todo o processo é feito por meio do site específico do Programa (sisu.mec.gov.br).

No ano passado, o Sisu correspondente ofertou 39.724 vagas em 54 instituições públicas e registrou um total de 788,8 mil inscritos. A quantidade de vagas desta edição ainda não foi divulgada, nem as instituições participantes. A seleção terá duas chamadas sucessivas, a primeira em 6 de junho e a segunda no dia 24 . As convocações serão divulgadas na página do Sisu na internet.

No cronograma ainda consta que a matrícula nas instituições ocorrerá entre os dias 9 e 13 de junho. Já os classificados na segunda convocação terão que se registrar nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho. As manifestações de interesse na lista de espera poderão ser feitas de 24 de junho até as 23h59 de 7 de julho.

PROUNI

Também foi publicada ontem a ampliação do prazo para inscrição de estudantes interessados em bolsas remanescentes do Prouni.

A data limite era ontem, mas foi prorrogado para a próxima terça-feira, dia 3 de junho. Neste ano, o Ministério da Educação assumiu a tarefa de fazer uma segunda rodada das bolsas não ocupadas na seleção inicial do programa, que concede bolsas em instituições privadas a alunos de baixa renda.

Do total de 191,6 mil bolsas ofertadas, 56,5 mil continuaram disponíveis.


Fonte: JP-Online
Diamante Online