Colunista Radomécio Leite


Encontro Regional do PTB, em Cajazeiras, surpreende com filiação de 

dezenas de lideranças sertanejas

    Em meio a olhares, surpreendidos e perplexos, de políticos do Sertão 

paraibano, representantes dos mais variados partidos, o PTB ocupou o 

plenário e outras dependências da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, 

durante quase todo o dia de ontem (21), efetuando processo de dezenas 

de novas filiações às hostes da legenda trabalhista.

    O processo foi realizado por ocasião do 3º Encontro Regional do PTB, 

conduzido pelo presidente estadual do partido, ex-senador Wilson 

Santiago, que foi aberto com a apresentação do projeto “Plano Paraíba de 

Desenvolvimento – em sintonia com as lutas sociais”, e os novos filiados, 

oriundos de variadas legendas, derramaram contentamento e entusiasmo, 

antes, durante e depois do ato político, assegurando, todos eles, já a partir 

de agora, ajudar na reestruturação material, política e eleitoral do partido.

     Dentre os que optaram pela nova proposta de desenvolvimento da 

Paraíba, preconizada pela atual gestão do PTB, destacam-se: o viceprefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo; Negrinho Mondrian, vereador 

de Cajazeiras (aumentando a bancada do partido, no município, para 

cinco integrantes); Lucrécia Adriana de Andrade Dantas, prefeita de 

Joca Claudino; Geraldo Gomes, prefeito de Bernardino Batista; Damízio 

Mangueira, prefeito de Triunfo; James de Araruna, vice-prefeito de Bonito 

de Santa Fé; Segundo Santiago, vice-prefeito de Uiraúna; Thiago de 

Azulão, vice-prefeito de Poço Dantas; Guia da Farmácia, ex-candidata à 

Prefeitura de Cachoeira dos Índios; Chico Mendes, misto de empresário e 

político, com atuação em todo o Sertão do estado; e Celinho Mendes, excandidato à Prefeitura de São José de Lagoa Tapada.

Presidente Benito Gama dá boas-vindas a Wilson Santiago


O presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Benito Gama, recepcionou e chancelou, nesta quarta-feira (3/4/2013), a ficha de filiação ao partido do ex-senador Wilson Santiago, em cerimônia na sede do Diretório Nacional, em Brasília. Egresso do PMDB e grande liderança política da Paraíba e do Brasil, Santiago ingressou às fileiras do PTB, e foi saudado por membros da Executiva Nacional do PTB, diversos deputados, senadores e presidentes estaduais do partido. O mais novo petebista assumirá a presidência do PTB da Paraíba.

Participaram do encontro membros da Executiva Nacional do PTB, como Norberto Martins (Primeiro-secretário), Luiz Rondon (Primeiro-tesoureiro), Honésio Ferreira (secretário de Comunicação) e Luis Souto Madureira (vice-presidente de mobilização), os líderes do PTB na Câmara, deputado federal Jovair Arantes (GO), e do Senado, Gim Argello (DF), o senador Armando Monteiro (PE), os deputados Arnaldo Faria de Sá (SP), Arnon Bezerra (CE), José Augusto Maia (PE), Josué Bengtson (PA), Nelson Marquezelli (SP), Nilton Capixaba (RO), Sandro Mabel (PMDB-GO) e Wilson Filho (PMDB-PB), o deputado estadual e presidente do PTB de Tocantins, José Geraldo, e os presidentes Ivan Louzada (MS) e Francisco Camargo (SC), a segunda vice-presidente nacional do PTB Mulher e diretora financeira da Fundação Instituto Getúlio Vargas (FIGV), Marli Iglesias, e o ex-deputado Philemon Rodrigues. Participaram ainda lideranças políticas de outros partidos. 

Presidente Benito_.jpg“Wilson Santiago é uma pessoa que tem a índole do trabalhador, e que batalha em prol do desenvolvimento igualitário da nação e de uma política mais justa e mais democrática no Brasil. Portanto, a chegada de Wilson aos quadros do nosso PTB reforça e corrobora a indispensável qualidade, robustez e importância do partido no cenário político, social e econômico do país. Ele chega num partido que tem a história que qualquer partido gostaria de ter”, destacou Benito.

O presidente do PTB ressaltou ainda que a meta do partido para 2014 é aumentar as bancadas no Congresso Nacional, principalmente na Câmara, de 35 a 40 deputados. O planejamento estratégico do PTB é fazer com que o partido nos 26 Estados e no Distrito Federal trabalhe para ter, no mínimo, uma representação naquela Casa. Para Benito, o objetivo não é exagerado e nem assusta, pois, de acordo com ele, o partido tem nomes, integrantes e condições para concretizar esse projeto, que, destacou o líder petebista, já está em andamento, iniciando pela Paraíba com o ingresso de Wilson Santiago. 

“Tenho certeza que Wilson Santiago, com sua história, experiência, habilidade e liderança política à frente da presidência do PTB da Paraíba, juntamente ao lado de Armando Abílio e dos demais companheiros petebistas, irá trabalhar para dar uma maior pujança ao partido nesse grande estado que é a Paraíba e no Brasil, e fazer com que o PTB prospere constante e diariamente em sua expansão política e partidária, e, consequentemente, contribuir para o progresso do país”, afirmou o líder nacional.

Wilson Santiago_1.jpgWilson Santiago elogiou o trabalho da Direção Nacional e do presidente Benito Gama para que ingressasse no PTB, agradeceu as lideranças do partido pela receptividade, pelo apoio e pela confiança depositada em seu trabalho que exercerá na presidência do PTB da Paraíba. O mais novo petebista ratificou com Benito Gama e com os presentes o seu compromisso de trabalhar para fortalecer ainda mais no crescimento do PTB. 

“Vamos juntos construir um grande PTB. Fazer do PTB aquilo que a história já fez ao longo dos anos. Agradeço de coração a todos, e aqui ratifico com você, Benito, e com todos os integrantes do partido, para que juntos tenhamos condições de fazer cada vez mais um grande partido. Cada um fazendo o seu papel, cumprindo suas tarefas em seus respectivos estados, cada um decidindo de forma coletiva, ou seja, interagindo com a sociedade, porque se o partido se interage com a sociedade, pensa e age de acordo com o que pensa a população, ele nunca deixará de ser grande, ele nunca deixará de cumprir seus objetivos e, além de tudo, ele nunca deixará de corresponder à expectativa da população. Então esse é e será o nosso objetivo. O caminho é longo, as dificuldades serão cada vez maiores, mas tendo objetividade, tendo desejo de lograr êxito, de conseguir os objetivos, nós chegaremos ao ponto máximo daquilo que nos interessa, que é o fortalecimento do partido na Paraíba e no Brasil”, disse Wilson Santiago.

Lideranças

Deputado Jovair Arantes1_GO.jpgLideranças do partido e de outros que participaram do ato de filiação de Wilson Santiago discursaram. O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), falou da importância do ato e da vinda de Santiago para o partido. “Temos que trazer quem chega e ajuda, quem chega e constrói. Wilson tem uma herança fundamental para o partido, e ele é um homem de fibra, real e cumpridor de suas promessas. Obrigado por confiar no PTB”, disse Jovair.

Senador Armando Monteiro_PE.jpgO senador Armando Monteiro (PTB-PE) ressaltou que Santiago tem condições de fortalecer o partido pelo que representa, sua liderança e seu espírito com o público. “Não tenho dúvidas que Wilson Santiago enriquece os quadros do partido. Que você seja feliz no seu ingresso”, disse Armando. Já o deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO) afirmou que o PTB fez uma grande aquisição ao filiar Wilson Santiago. Segundo ele, o partido ganha muito com a sua chegada. O deputado elogiou ainda pela busca do fortalecimento do PTB, em nível nacional e na Paraíba.

Deputado Wilson Filho_PB.jpgO deputado Wilson Filho (PMDB-PB) parabenizou a decisão de Santiago em se filiar ao PTB, que, segundo ele, “foi muito difícil”. “Ele chega a uma nova casa, e teve as portas abertas para isso. Todos aqui ajudaram a vinda dele para o partido. E, a cada momento, a partir de agora como membro do PTB, Wilson vai aprender e contribuir muito”, afirmou. 

Senador Gim Argello_DF.jpgO líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), parabenizou o presidente nacional do PTB, Benito Gama, pelo ato de grandeza ao trazer Wilson Santiago às fileiras do partido. Gim enalteceu também a atuação e o trabalho desenvolvido por Santiago como senador. Ele acrescentou ainda que o partido é agregador e é uma família, e salientou que os dirigentes estão trabalhando para que a sigla continue crescendo.


Comissão Provisória Estadual do PTB da Paraíba

Presidente: José Wilson Santiago; Membros: Armando Abílio Vieira (ex-deputado federal), Carlos Marques Dunga (deputado estadual), Reginaldo Tavares de Albuquerque (ex-prefeito de João Pessoa, e presidente da Unimed Norte-Nordeste), Audiberg Alves de Carvalho (prefeito de Itaporanga), Fabio Moura de Moura (prefeito de Riachão), André Pedrosa Alves (prefeito de Carrapateira), Leomar Benicio Maia (prefeito de Catolé do Rocha), Carleusa Castro Marques de Oliveira Raulino (prefeita de Juazeirinho), José Vieira da Silva (prefeito de Marisópolis), Severino Pereira Dantas (prefeito de Paulista), Josevaldo da Silva Costa (prefeito de Riacho do Santo Antônio), Tania Mangueira Nitao Inácio (prefeita de Santana de Mangueira), Antonio Cezar Braga (prefeito de Vieirópolis), Manoel Lopes Macedo Neto (Secretário-Geral do PTB da Paraíba), Fabio Tyrone Braga de Oliveira (ex-prefeito de Sousa), José Bronzeado Sobrinho Neto, Pedro Alberto de Araújo Coutinho (vereador de João Pessoa), Vital Costa (Primeiro suplente de deputado estadual), Carlos Rafael Medeiros de Souza (ex-prefeito de Cajazeiras) e Juraci Conrado (ex-candidato a prefeito de Cajazeiras).

Agência Trabalhista de Notícias, por Felipe Menezes e Nathalia Mazzoccante

Fotos: J.R Neto















Veto aos Royalties pode ser derrubado por mobilização de parlamentares de estados não produtores

A sessão conjunta da Câmara e do Senado para analisar o veto aos royalties marcada para hoje, foi transferida para amanhã, quarta-feira (12), às 12h00.
Os deputados e senadores representantes dos estados não produtores defendem a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei 12.734, que redistribui os royalties de petróleo nas camadas pós e pré-sal.
A mobilização está sendo realizada no Congresso Nacional, e os parlamentares estão colhendo assinaturas para entrar na pauta o requerimento de urgência.
São necessárias 257 assinaturas de deputados e 41 de senadores para que a proposição de urgência passe na frente de outros 3.060 vetos presidenciais que estão em espera para análise.
Há sete anos o Congresso não derruba um veto presidencial.
Com o veto do PL 12.734 em 30 de novembro, permanece a regra antiga para a distribuição e a maior parcela dos Royalties continuarão sendo destinada para os municípios produtores, beneficiando o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Para Wilson Filho, “o veto precisa ser derrubado, pois uma nova redistribuição é necessária, os repasses dos Royalties são fundamentais para garantir aos municípios condições de crescimento”.
E conclui, “o petróleo é um bem da União, e deve ser distribuído de forma igualitária para os estados”.






Wilson Filho entra na luta pela redução da tarifa de energia para o consumidor brasileiro

O deputado Wilson Filho e Wilson Santiago, que é membro da Executiva Nacional do PMDB, apoiam a votação da Medida Provisória 579, que trata sobre as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, redução dos encargos setoriais e modicidade tarifária, entre outras coisas.
Também pelo texto da MP 579, as concessões de geração de energia hidrelétrica poderão ser prorrogadas uma única vez pelo prazo de até 30 anos. Da mesma forma, poderão ser prorrogadas pelo mesmo período as concessões de transmissão e de distribuição de energia. Esta regulamentação assegura a continuidade e eficiência na prestação do serviço no setor.
Ontem (10), em reunião o partido decidiu por unanimidade pela aprovação da MP 579 e recomendou que as bancadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados votem na íntegra pela aprovação.
Se aprovada a Medida, o consumidor será beneficiado com a redução estimada em 16% no pagamento da tarifa de energia.
Segundo o Presidente Nacional do Partido do Partido, senador Valdir Raupp (RO), “o interesse é votar a MP antes do recesso”.
A MP está sendo discutida na comissão mista do Congresso Nacional, cujo relator é o senador Renan Calheiros (AL).
De acordo com o deputado Wilson Filho (PMDB/PB), “estamos articulando para a aprovação da MP 579, pois a energia elétrica no Brasil tem custo elevado, a redução significa o respeito à população, que para ter acesso a um bem básico paga muito caro por este serviço”, conclui o parlamentar.









Debate inócuo, propostas vãs, mais do mesmo.
Por Radomécio Leite
Transcorrido o primeiro mês de campanha eleitoral pela Paraíba, é possível tirar algumas conclusões. É perceptível a ausência de propostas inovadoras, mais ousadas. Os candidatos continuam a dizer aquilo que sempre ouvimos: “Vamos melhorar a educação”. “Vamos melhorar a saúde”. Sem detalhes! E dizem de uma maneira muito robótica, mecanizada, como se fosse dando um “Feliz aniversário” sem dar presente ou até mesmo um singelo abraço no aniversariante.
Impressiona a falta de esclarecimento do eleitorado. Observa-se pelas redes sociais, militantes comemorando deferimento de candidaturas, aprovação de contas pelo TCE, onde se manifestam como se fossem verdadeiros triunfos. Proselitismo em demasia de um eleitorado em nada exigente.
O Brasil atravessa uma de suas melhores fases de toda sua história. É uma pena que na Paraíba, não haja nos gestores públicos o verdadeiro sentimento de fazer, realizar, transformar, principalmente nos pequenos e médios municípios, esses mais precisados. O termo PLANEJAR não faz parte do escopo de governo de muitos administradores. Isso depõe contra os interesses do povo, deixando-os sem perspectivas. Esse povo que é tratado ainda como servos, por sua precisão, leva pelo menos quatro anos para perceber que a paixão acalentada numa campanha eleitoral foi uma paixão de carnaval, no calor da frevança. 
O eleitor precisa ser mais exigente para definir seu voto, devendo considerar fatores como transparência ética, moral, vida pregressa do candidato, eficiência administrativa e por fim deixar se locupletar da frase de João Agripino: Governo é pra sofrer.
“Por que gado agente engorda/tange,ferra,mata
Mas com gente tem que ser diferente”







A Zona Franca do semi árido precisa avançar
A Revista britânica The Economist, uma das mais conceitudas do mundo sobre políticas economicas, mirou sua linhas editorias sobre o Nordeste Brasileiro, inserindo a Paraiba e Pernambuco como eixo estratégico nesse contexto. Chama a atenção a riqueza de detalhes oferecida, destancando o potencial de riquezas naturais, a posição geográfica estratégica em relação a Europa, o novo momento economico apartir do crescimento e fruto dos investimento na região.
A Revista batizou de: O quadrilátero da Economia Nordestina o entorno formado entre as cidades do Recife – Caruaru – Campina Grande – João Pessoa – Recife. Esse quarteto metropolitano está interligado por rodovias duplicadas, em quase sua totalidade, restando apenas o trecho Campina Grande – Caruaru, com projeto e aporte financeiro já assegurado pelo governo federal para inicio em breve.

The Economist ressalta que nesse quadrilátero, irá escoar todas as economias produzidas na região, tendo o Porto de Suape em Pernambuco como o pulmão de carga e descarga de insumos, exportando e importando para o mundo. Reconhece ainda: Campina Grande por sua referência na área tecnologica, apartir da UFCG; A referência e o pulsar econômico do polo de confecção concentrado no entorno de Caruaru; João Pessoa, como uma cidade sustentável, estratégica e preparada para um novo ciclo de deselvoltura. Essa é a constatação que vem de fora para dentro, que precisa ser abraçada por todas as classes representativas da nossa sociedade.
Projeto que estabele a Zona Franca do semi árido encontra-se na Camara Federal
Tramita na Câmara Federal, um projeto revolucionário de autoria do Deputado Federal Wilson Santiago, que propoe a criação da Zona Franca do Semi árido Nordestino, com abrangência para os estados da Paraiba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O projeto tem atualmente os Deputados Wilson Filho como autor e Hugo Motta como relator. O projeto aguarda pauta para votação.
Similaridade com a Zona Franca de Manaus
Assim como a Zona Franca de Manaus, o Nordeste poderá ampliar seus parques industriais, comerciais, com a oferta de franqueamento, insenções fiscais, incentivos diversos para atrair novas empresas a virem se instalar na região, gerando oportunidades de empregos e maior fluxo de circulação de capital financeiro.
Aguardemos com ansiedade, os desdobramentos futuros das constatações da Revista The Economist e ao mesmo tempo, pela aprovação do projeto visionário de Wilson Santiago que estabelece a Zona Franca do Semi árido Nordestino.

“O Nordeste é rico em tudo
pela fauna que lhe cerca,
pela flora que lhe veste,
a natureza foi muito
generosa com Nordeste”