sexta-feira, 2 de maio de 2014

Governo inicia campanha de vacinação contra febre aftosa nesta sexta-feira


Fonte: Governo da Paraíba
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) inicia nesta sexta-feira (2) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todas as regiões do Estado. Nesta primeira etapa, que acontece de 2 a 31 de maio, deve ser vacinado todo o rebanho paraibano, que atualmente é de 1.287.284 animais, de acordo com dados da Gerência de Defesa Agropecuária do Estado (Geda).
De acordo com o secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, essa é uma campanha diferente porque será marcada pelo reconhecimento internacional de zona livre de aftosa com vacinação para o Estado. “É um sonho dos criadores de gado que será realizado. É muito importante lembrar que o reconhecimento de zona livre nacional e internacional não isentará os criadores da obrigação de vacinar contra a doença. Em todo Brasil, apenas o estado de Santa Catarina é desobrigado de vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Todos os demais que já conquistaram o status de zona livre continuam realizando campanhas de vacinação de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura”, alertou o secretário.
Os criadores terão até o dia 31 de maio para comprar as vacinas contra a doença em farmácias autorizadas e vacinarem seus rebanhos. Mesmo quem tem apenas uma cabeça de gado está obrigado a cumprir com a determinação do Ministério da Agricultura.
Segundo o gerente da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu, todos os técnicos estão envolvidos na campanha para percorrer as propriedades em busca de fiscalizar e orientar sobre a importância de continuar vacinando o rebanho. Ele lembra que, após o prazo, os criadores terão 10 dias para comprovar a vacinação em escritórios da Geda. “É muito importante que os criadores comprovem a vacinação para evitar sanções e multas e poder transitar livremente dentro do Estado com o seu rebanho”.