sexta-feira, 30 de maio de 2014

Renovado decreto de situação de emergência de todos os municípios do Vale do Piancó.


O Governo Federal renovou o decreto de situação de emergência dos 20 municípios do Vale e de outros 163 do estado atingidos pela seca, segundo portaria publicada, no dia 23 deste mês, no Diário Oficial da União (Dou), pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional (MI).

Os 183 municípios do estado em situação de emergência representam uma população de 2,6 milhões de pessoas que estão sofrendo em consequência da estiagem, iniciada em 2011.

Somente no Vale, são mais de 160 mil atingidas. Em 2012, a seca que atingiu o Nordeste foi a maior dos últimos 60 anos e um dos piores desastres naturais do mundo: com ela, foram embora metade do rebanho bovino da região e boa parte de sua reserva hídrica.

Apesar das chuvas que caem desde janeiro na região nordestina, após um ano de 2013 igualmente seco, o MI considerou que elas não foram suficientes para amenizar a situação de estiagem, o que foi decisivo para o reconhecimento do pedido de renovação de situação de emergência.

Embora há quem considere que o pior já passou, o cenário ainda é desolador: as precipitações não foram suficientes para repor o volume d’água dos reservatórios e os agricultores ainda se recuperam dos prejuízos que tiveram com a lavoura e o rebanho animal. Um prejuízo que será sentido por muito tempo. Em Itaporanga, por exemplo, maior município do Vale, o açude Cachoeira dos Alves, que abastece a cidade, está com 36,3% de sua capacidade total, o que corresponde a 3,8 milhões de metros cúbicos (m3) d’água.

Também está com menos de 35% o açude Coremas/Mãe D’água. Atualmente, o maior manancial da Paraíba soma 400,2 milhões de m3 dos 1,1 bilhão de m3 que possui. São 34,5% do volume total.

Situação de emergência - A decretação de situação de emergência visa garantir a continuidade de programas assistenciais do governo para diminuir os efeitos da estiagem, como a Operação Pipa do Exército, Seguro Safra e Bolsa Estiagem.


Fonte: Folha do Vali
Diamante Online