sexta-feira, 9 de maio de 2014

Inscrições para o Enem 2014 serão abertas na segunda-feira, diz MEC

Provas serão nos dias 8 e 9 de novembro, segundo a assessoria da pasta.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 e 23 de maio.


Filipe Matoso
Do G1, em Brasília

O presidente do Inep, Francisco Soares, o ministro Henrique Paim, e o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa (Foto: Filipe Matoso/G1)
O presidente do Inep, Francisco Soares, o ministro
Henrique Paim, e o secretário-executivo do MEC,
Luiz Cláudio Costa (Foto: Filipe Matoso/G1)
As inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. As regras das provas deste ano serão publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do "Diário Oficial da União", diz a pasta. Entre as novidades anunciadas pelo ministério está a tradução do edital para aumentar a acessibilidade dos estudantes surdos e cegos, e o uso de detectores de metal nas salas de aplicação das provas, para coibir tentativas de fraude.
Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).
"Nós sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista de oportunidades. Há uma grande responsabilidade do MEC na produção desse processo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva na tarde desta quinta. "Na medida em que o processo do Enem vai sendo aperfeiçoado, vamos ganhando confiança e, com isso, gerando maiores oportunidades."
Paim reiterou que o Enem "é um processo complexo" que exige atenção dos participantes e familiares. "É importante que cada futuro participante tenha atenção para esse nível de detalhe do edital, para que a gente possa cumprir de forma correta a aplicação do Enem."

CRONOGRAMA DO ENEM 2014
INSCRIÇÕES

12 de maio:
 Início das inscrições

23 de maio (às 23h59): fim das inscrições

28 de maio: último dia para pagar a taxa
PROVAS:

8 de novembro (das 13h às 17h30, horário de Brasília): 
provas de ciências humanas e ciências da natureza

9 de novembro (das 13h às 18h30, horário de Brasília): provas de linguagens, matemática e redação