domingo, 29 de maio de 2016

Casas lotéricas vão parar atividades por sete dias na Paraíba no início de junho.

ALERTA: Casas lotéricas vão parar atividades por sete dias na Paraíba no início de junho avisa sindicato

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Estado da Paraíba esta fazendo um alerta. De acordo com a presidente do Sindicato, Marlene Falcão, as atividades das casas lotéricas terão paralisações de 4 a 11 de junho, devido a defasagem no aumento das tarifas repassada pela Caixa Econômica Federal para os estabelecimentos. O movimento no estado segue uma paralisação nacional.


As 320 casas lotéricas da Paraíba vão seguir um calendário de protesto contra a Caixa e estarão paralisando os atendimentos de alguns serviços. Além das apostas, as lotéricas servem como correspondentes bancários, podem ser efetuados nos estabelecimentos: pagamentos, depósitos e recebimento de benefícios sociais, mas o pagamento de boleto será paralisado para chamar a atenção das dificuldades que os empresários vêm passando pela falta de reajuste das tarifas pagas pela Caixa Econômica Federal.


No dia 4 e no dia 11, as lotéricas não vão receber pagamentos de nenhum boleto bancário ou conta de consumo e entre os dias 6 e 10 seguirão um calendário onde boletos de determinados bancos não serão pagos.


Marlene Falcão lamentou que a medida tenha que ser adotada. Ela destacou que o Sindicato vem tentando negociar com a Caixa a mais de ano, mas que há dois anos as tarifas pagas as lotéricas não foram reajustadas, prejudicando a manutenção dos serviços. Só na Paraíba, mais de sete mil empregos diretos são gerados pelo seguimento.


Ela lembrou que os serviços realizados nas lotéricas desafogam as filas bancárias e revelou que só na Grande João Pessoa são 120 casas loterias em atividade. Marlene explicou que o reajuste solicitado não vai onerar os clientes que fazem os pagamentos de boletos, mas que o pleito dos empresários é para atualizar o valor da tarifa paga pela Caixa as casas lotéricas. Acontece que, apesar de ter o reajustado o valor dos serviços para cobrança e pagamento de boleto, a Caixa Econômica Federal vem se negando a reajustar os valores pagos a seus correspondentes.



PB Agora

sábado, 28 de maio de 2016

Governador lança 3ª edição do Programa de Habilitação Social

 Ricardo lança 3ª edição do Programa de Habilitação Social

Mais 1.500 paraibanos de baixa renda terão acesso à Carteira Nacional de Habilitação de graça, por meio do Programa de Habilitação Social (PHS). A terceira edição do programa será lançada neste sábado (28) pelo governador Ricardo Coutinho, durante a última plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Ciclo 2016, marcada para as 16h, no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho.


A Portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) que normatiza o PHS 2016 também será publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado. Ela estabelece o período de inscrições a partir da próxima quarta-feira (dia 1º de junho), se estendendo até o dia 10 de julho deste ano, exclusivamente por meiodo site www.habilitacaosocial.pb.gov.br .


O programa foi criado em 15 de maio de 2012, com a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como na mudança de categorias para C, D ou E.


Vagas - O PHS reserva 50% das vagas para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, beneficiários ou com perfil para o Bolsa Família. As demais vagas são distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo ou que estejam desempregadas; 20% para alunos matriculados ou que tenham concluído os programas Projovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida socioeducativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, completado ainda 18 anos de vida, e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O programa dispensa o candidato à CNH do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; das taxas na adição de categoria; das taxas na mudança de categoria; do pagamento da Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV); das taxas para Permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.

Social - De acordo com a Legislação que rege a ação, o PHS é um programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, que visa contribuir com o desenvolvimento social a partir de uma perspectiva de inclusão no mercado de trabalho, além de proporcionar a regulamentação daqueles que andam irregularmente pelas vias de trânsito.É vinculado à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, por meio do Detran-PB, e tem como parceiras as Secretarias de Desenvolvimento Humano, da Cidadania e Administração Penitenciária, e de Educação.


Todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em funcionamento são obrigados a reservar parte das vagas para o programa. De acordo com o regulamento, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira CNH e 20% para os candidatos à mudança de categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos) e 30% para a categoria B (carros). Pelo programa, os candidatos que tiram a CNH na categoria “A” (motociclistas) recebem um capacete, como forma de incentivo ao uso do equipamento de segurança.


Seleção –Os candidatos inscritos pelo site serão selecionados de acordo com a distribuição e a destinação das vagas, obedecendo os termos previstos no edital. A divulgação dos resultados será publicada no Diário Oficial do Estado e no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, sendo divididos por região geoadministrativa, de modo que o programa contemple candidatos em todos os municípios paraibanos.


Os selecionados deverão comprovar os dados cadastrais mediante apresentação de documentos. Aqueles que não comprovarem a veracidade das informações prestadas durante a inscrição “online” serão eliminados e substituídos por candidatos inscritos dentro do prazo legal e que constarão no cadastro de reserva.

O superintendente do Detran-PB,Aristeu Chaves, avalia que o programa garante ao cidadão de baixa renda ou desempregado o direito à inclusão social e a vagas no mercado de trabalho, sendo uma das maiores ações já lançadas na Paraíba, especialmente neste momento de crise. Ele explica que toda a fase de análise da documentação, após as inscrições “online”, será coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Humano, que é parceira do Detran na execução do programa.


Hoje o custo da CNH passa de R$ 1 mil. Pelo programa, o Governo do Estado dispensa o pagamento de taxas e assume os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores credenciados.Quando o PHS foi lançado o Governo do Estado abriu 3 mil vagas. Na ocasião, foram inscritos mais de 102 mil candidatos. Na segunda edição foram 42 mil




Redação com Secom
PB Agora

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Confira o edital para Concurso Público da Prefeitura de Diamante (PB)

As inscrições terão início das 8 horas do dia 01 de junho a 01 de julho de 2016



A Educa PB Assessoria Educacional acabou de divulgar o edital para a realização do Concurso Público que será realizado no município de Diamante (PB).
O edital traz 108 vagas que serão oferecidos para 40 cargos de todos os novéis de escolaridade e também para várias áreas do setor administrativo.
O Município de Diamante, em cumprimento ao que dispõe o inciso II do art. 37 da Constituição Federal, torna pública, a realização do Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de cargos públicos.
O Concurso será regulado pelas normas instrucionais constantes do Edital de Abertura, seus anexos e eventuais retificações, caso existam, Lei Orgânica do Município de Diamante, Lei Complementar Municipal nº. 006/2013, alterada pela Lei Complementar Municipal nº 018/2016, Lei Complementar Municipal nº. 017/2016 e demais legislação municipal e federal aplicável a essa finalidade.
As provas Objetivas serão aplicadas no dia 21 de agosto de 2016. Site da empresa click aqui

Click aqui para ver o edital


Fonte Diamante Online

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Prefeito de São José de Piranhas diz que vai abrir concurso com mais de 200 vagas

Neto 2

A Prefeitura de São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba, vai abrir concurso público com vagas distribuídas por todos os níveis de escolaridade.
Ainda não se sabe quantas oportunidades serão abertas, mas, de acordo com declarações do prefeito Domingos Neto, neste início de semana, deverão ser oferecidas mais de 200 chances. O edital ainda será publicado.
De acordo com informações, o processo para a contratação da empresa está em andamento. O edital deverá ser lançado nos próximos dias. Ainda não há informações sobre prazos e taxa de inscrições.
O concurso público da prefeitura vai oferecer oportunidades em várias áreas, principalmente no âmbito da saúde e da educação.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Anulação do concurso público de Itaporanga deve ser pedida nesta quarta-feira ao Ministério Público durante reunião na Câmara Municipal...


A anulação do concurso público realizado pela prefeitura do município de Itaporanga deve ser pedida nesta quarta-feira (25) ao Ministério Público, durante reunião em que foram convidados ainda a prefeitura, a comissão responsável, a empresa organizadora e concurseiros prejudicados com as recentes lambanças praticadas com a mudança na relação de aprovados. 
Isso provocou indignação e revolta por todo lado. A reunião foi requerida pelo vereador Ricardo Pinto que ver fortes indícios de fraude na realização do certame, que visa preencher 140 vagas na administração municipal. "Sendo comprovada uma fraude com essa modificação que tentaram fazer na relação dos aprovados o melhor caminho a ser tomado é  a anulação do concurso", disse ele.
O concurso ainda não foi homologado, mas de uma coisa todos concordam: foi uma lambança sem justificativa querer modificar uma relação de aprovados que já havia sido divulgada. 

Ricardo Pereira

Jairo Halley confirma pré-candidatura a reeleição em Serra Grande

O esclarecimento foi feito porque em alguns grupos de Whatsapp e em conversas nas ruas, os oposicionistas veem propagando que o Prefeito Jairo não pode ser candidato


O prefeito de Serra Grande (PB), Jairo Halley (PSDB), em contato com o DiamanteOnline, confirmou sua pré-candidatura a reeleição na manhã desta terça-feira (24).
Segundo o gestor, “fizemos muito, mais ainda temos muito o que fazer pelo nosso município, temos um grupo forte, com várias adesões de adversários políticos da eleição de 2012, procuramos atender a todos sem distinção nenhuma, sempre com muito carinho e respeito, adaptamos uma gestão de conquistas e transformações, nosso município está no rumo certo, não podemos parar, nosso grupo está unido, devido à essas e muitas outras razões deixamos nosso nome a disposição da população para mais um mandato”, destacou o Prefeito Jairo.
O esclarecimento foi feito porque em alguns grupos de Whatsapp e em conversas nas ruas, os oposicionistas veem propagando que o Prefeito Jairo não pode ser candidato e que já teria até um substituto.
Sobre este fato, o Prefeito Jairo comentou: “Não há nenhum impedimento legal para a minha candidatura, acredito que a ação de propagar esses factoides evidencia o desespero dos membros de uma oposição ineficiente que não tem nenhuma ideia que beneficie nossa população e nosso município, assim sigo tranquilo e reafirmo minha pré-candidatura a reeleição, em um grupo forte de pessoas sérias que querem a continuação de um governo que está trazendo prosperidade para Serra Grande”, finalizou.
Segundo o advogado de Jairo, Drº João Paulo, ele garantiu que não há nenhum impedimento jurídico contra o atual prefeito e por isso ele se mantém apto a concorrer a qualquer cargo eletivo.

Fonte Diamante Online

terça-feira, 24 de maio de 2016

Concurso Prefeitura de Bernardino Batista-PB 2016

Contemax coordena um novo concurso em Bernardino Batista-PB que prevê 32 vagas para níveis superior, médio e fundamental.



Foi divulgado o edital normativo para a realização de um concurso público na Prefeitura de Bernardino Batista, no estado da Paraíba. Segundo publicações da empresas Contemax - Consultoria Técnica e Planejamento Ltda, a seleção tem 32 vagas abertas em cargos efetivos mais cadastro de reserva para profissionais de ensino fundamental, médio e superior.
O edital publicado tem vagas para Agente Comunitário de Saúde (3), Assistente Social (1), Auxiliar de Limpeza (2), Cozinheiro (3), Digitador (1), Educador Físico (1), Educador Infantil (2), Enfermeiro Plantonista (2), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (1), Médico (1), Médico Veterinário (1), Motorista "B" (1), Motorista "D" (2), Nutricionista (1), Odontólogo (1), Operador de Máquina (2), Psicólogo (1), Técnico em Enfermagem (2), Topógrafo (1) e Vigilante (2).
Os salários variam entre R$ 880,00 e R$ 2.300,00.

Inscrição

O período de inscrições vai até as 23h59min do dia 16 de junho de 2016, através do endereço eletrônico CONTEMAX - www.contemaxconsultoria.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 62,00 a R$ 110,00.

Provas

O concurso de Bernardino Batista terá aplicação de provas objetivas para todos os candidatos, realizadas na data provável de 17 de julho, em horário e local que serão informados a partir de 10 de julho. Haverá ainda avaliação de títulos, de caráter classificatório para os cargos de nível superior, prova prática de Direção e Operação veicular, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas e curso de qualificação básica, de caráter eliminatório, para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados no dia 18 de julho, pelo site da organizadora.
A validade do concurso para aproveitamento dos aprovados será de dois anos, contados a partir da data do resultado final, podendo ainda, a critério da Prefeitura Municipal, ser prorrogado uma vez por igual período.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Concurso público para prefeitura de Mari-PB.

Município de Mari-PB já inscreve para seleção simplificada que visa preencher 44 cargos com salários entre R$ 880,00 e R$ 1.200,00.



Seguem abertas até o próximo dia 24 de maio as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Mari, estado da Paraíba. A seleção irá preencher 44 vagas em cargos temporários que exigem formação superior, médio ou fundamental, com salários que oscilam entre R$ 850,00 e R$ 1.200,00.
O candidato deve realizar sua inscrição via internet pelo endereço eletrônico www.apiceconsultoria.com até o dia 24 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 60,00 para superior.
Segundo consta no documento, as vagas são para cargos de Gari (25), Agente Comunitário de Saúde (4), Fiscal de Obras (1), Fiscal de Tributos (1), Médico Pediatra (1), Médico Ginecologista (1), Médico PSF (5), Médico Plantonista (5) e Técnico em Edificações (1).
A seleção dos inscritos terá provas objetivas para todos, mais teste de aptidão física para Gari e prova de títulos para os candidatos aos cargos que exigem ensino superior. A prova escrita está prevista para ser 12 de junho, nos locais e horários que serão comunicados no cartão de inscrição.
No prazo de 24 horas após a realização das provas escritas, a empresa organizadora divulgará os respectivos gabaritos preliminaresem seu site - www.apiceconsultoria.com.
O processo seletivo terá validade pelo prazo de seis meses, a contar da data de sua homologação no Boletim Oficial do Município, podendo ser prorrogada a critério da Administração.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Resultado final do Concurso de Itaporanga traz novos nomes e revolta aprovados excluídos

Durante todo o dia, o assunto bombou nas redes sociais, onde candidatos questionavam o resultado


Dezenas de pessoas estão revoltadas e pretendem acionar o Ministério Público, após a divulgação do Resultado Definitivo do Concurso Público da cidade de Itaporanga (PB).
A empresa Contemax Consultoria, divulgou em seu site, na manhã desta quarta-feira (18), um Edital, contendo o Resultado Final de notas por disciplina, classificação em ordem decrescente de pontos, conforme regramento contido no Edital do certame, porém os resultados trouxeram várias modificações, onde muitos candidatos que haviam sido aprovados inicialmente, agora nem aparecem na lista e vice-versa.
Durante todo o dia, o assunto bombou nas redes sociais, onde candidatos questionavam o resultado, assim também fez o Vereador Ivanildo Palmeira que se mostrou indignado com o caso.
A Contemax divulgou que a Comissão usou os critérios de desempate aplicados na classificação final, ex vi do Capítulo XIII do Edital Regulador, e esclareceu que o resultado foi processado na forma estabelecida no Edital Regulador do certame.

Click aqui para ver o resultado final


Fonte Diamante Online

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Justiça Eleitoral vai reunir dirigentes e pré-candidatos da 33ª Zona Eleitoral para evento de implantação do sistema Comunica.


A Justiça Eleitoral vai reunir dirigentes de partidos e pré-candidatos às eleições municipais de 2016, da 33ª Zona Eleitoral, para, dentre outros assuntos a serem abordados, apresentar o sistema Comunica. O convite está sendo feito pelo juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Dr. Paulo Sandro Gomes de Lacerda. A 33ª ZE engloba sete municípios: Itaporanga, Diamante, Pedra Branca, Curral velho, Boa ventura, São José de Caiana e Serra Grande.
O evento acontecerá nos dias 18 e 19, às 9h, no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Itaporanga. O primeiro dia está reservado para os municípios de Boa ventura, Curral Velho, Diamante, São José de Caiana e Serra Grande. Enquanto, no segundo dia serão os municípios de Pedra Branca e Itaporanga. 

Fonte: Ricardo Pereira

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Concurso Prefeitura de Joca Claudino-PB 2016

Joca Claudino-PB abre 108 vagas no quadro municipal, com salários de até 10 mil. As inscrições vão até dia 30 de junho.


A Prefeitura de Joca Claudino, no estado da Paraíba, lançou um novo edital com abertura de concurso público que busca preencher 108 vagas e formar cadastro de reserva em empregos de todos os níveis de escolaridade na administração municipal. As remunerações ofertadas oscilam entre R$ 880,00 e R$ 10.000,00 mensais, e o edital ainda reserva 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Cargos e Vagas

Nível superior - Assistente Social (2), Auditor em Saúde (1), Bibliotecário (1), Coordenador Escolar (1), Educador Físico (1), Engenheiro Civil (1), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (1), Médico (1), Médico Veterinário (1), Nutricionista (1), Orientador Escolar (1), Professor de Educação Artística (1) e Psicólogo (2).
Nível médio - Agente Administrativo (4), Agente de Combate às Endemias (4), Almoxarife (2), Arquivista (2), Digitador (2), Guarda Municipal (10), Inspetor Escolar (2), Monitor de Programas Sociais (8), Monitor Escolar (6), Motorista (4), Recepcionista (3), Secretário Escolar (4), Técnico em Agropecuária (1), Técnico em Edificações (1) e Técnico em Enfermagem (1).
Nível fundamental - Agente de Limpeza (10), Coveiro (2), Cozinheiro (4), Eletricista (2), Jardineiro (4), Mecânico (1), Merendeira (4), Monitor de Creche (4), Operador de Máquinas (3), Pedreiro (2) e Servente de Obras (2).

Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas até 23:59 do dia 30 de junho de 2016, exclusivamente pela internet, no site www.contemaxconsultoria.com.br. O valor da inscrição oscila de R$ 62,00 a R$ 110,00.

Provas

O concurso compreenderá as seguintes fases:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório para os candidatos de todos os cargos;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório para os cargos de nível superior;
- Prova prática de direção e operação veicular, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas;
- Curso de qualificação básica, de caráter eliminatório, para o cargo de Agente de Combate às Endemias.

A prova objetiva será realizada, preferencialmente, no Município de Joca Claudino-PB, na data provável de 23 de outubro de 2016. O horário e local da prova serão divulgados no siteda banca a partir do dia 31 de agosto.
O concurso será válido por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, segundo interesse e necessidade da administração vigente.

Concurso da PM da Paraíba.

A Policia Militar da Paraíba está realizando um concurso público para ingresso de 30 candidatos no Curso de Formação de Oficiais (CFO). As inscrições para o cargo que exige nível médio abrem no dia 04 de julho de 2016.


A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) acaba de publicar um edital com as normas para a realização de um concurso público que busca preencher 30 vagas, sendo 25 delas para os candidatos do sexo masculino e 05 para o sexo feminino, no Curso de Formação de Oficiais (CFO) para o ano de 2017.
Podem se inscrever candidatos dos sexos masculino e feminino, que tenham ensino médio completo, idade máxima de 30 anos até do dia 31 de dezembro de 2017, altura mínima de 1,65m, se masculino e 1,60m se feminino. A remuneração básica inicial varia entre R$ 2.194,54 e R$ 5.867,62, dependendo do grau hierárquico, que começar como Cadete 1º, 2º e 3º ano, Aspirante a Oficial PM e 2º Tenente PM.
Os candidatos regularmente inscritos, serão submetidos ao Exame Intelectual através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2016), a ser realizado sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Inscrição

Será considerado inscrito o candidato que participar, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2016), e fizer a inscrição no Exame até o dia 20 de maio. Após a confirmação de inscrição no ENEM, o candidato deverá fazer sua inscrição no site www.pm.pb.gov.br, entre os dias 04 de julho e 08 de agosto de 2016. O valor da inscrição é de R$ 50,00.

Provas

O concurso será composto de cinco fases, assim dispostas:
- Exame Intelectual (Provas Escritas - ENEM 2016).
- Exame Psicológico;
- Exame de Saúde;
- Exame de Aptidão Física;
- Avaliação Social (somente para os convocados para a matrícula no CFO).

O resultado das provas escritas será publicado após a divulgação dos resultados do exame nacional do ensino médio - ENEM-2016 e cálculo das médias pela Polícia Militar da Paraíba.
O curso funcionará no Centro de Educação da Policia Militar do Estado da Paraíba, Academia de Policia Militar do Cabo Branco, na Rua Dr. Francisco de Assis Veloso s/nº, Mangabeira VII, João Passoa e terá duração de três anos letivos, em tempo integral e regime de dedicação exclusiva.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Presidente interino da Câmara anula tramitação do impeachment de Dilma.

Waldir Maranhão (PP-MA) é presidente interino da Câmara dos Deputados. Ele assinou uma decisão para anular a tramitação do impeachment de Dilma, que hoje está no Senado


De acordo com a Folha de S. Paulo, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), acaba de assinar uma decisão para anular a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso.
A decisão será publicada na edição do Diário da Câmara desta terça (10) e derruba as sessões que trataram do processo na Casa entre os dias 15 e 17 de abril.
Maranhão pede que o todo o processo volte à Câmara. A tramitação do impeachment já avançou ao Senado e teve relatório aprovado por comissão especial. A votação final é prevista para quarta-feira (11), quando os senadores vão decidir sobre o afastamento por 180 dias de Dilma. Até agora, não está certo se esse calendário será mantido
O motivo da decisão seria a interpretação de que os partidos não tinha o poder de ter dado orientação em relação ao voto dos parlamentares. Segundo Maranhão, "os parlamentares deveriam votar de acordo com suas convicções pessoais e livremente". A votação também teria ultrapassado os limites da denúncia feita contra Dilma por crime de responsabilidade, tratando do âmbito da Operação Lava Jato e não só das supostas irregularidades orçamentárias.
Maranhão acolheu o pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), que questionou a votação do impeachment de Dilma a partir de recurso.
Segundo a Folha, o deputado Fernando Franceschini (SD-PR) já anunciou que está preparando recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar a medida de Maranhão.
Waldir Maranhão é aliado do governador Flávio Dino (PC do B-MA), um dos principais correligionários de Dilma Rousseff. 

Bol.Uol


Começa inscrição para o Enem 2016

Começa inscrição para o Enem 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão previstas para começar às 10 horas desta segunda (9) e se estendem até as 23h59 do dia 20 de maio.


Para participar, os candidatos devem entrar no site do Inep (http://enem.inep.gov.br/) e preencher seus dados, tendo em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).

A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível quitar a guia no Banco do Brasil).

Prova Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,

Matemática e redação. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Isenção

Aqueles que irão concluir o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino terão direito à isenção automática da taxa de inscrição. Já os que pertencerem a famílias de baixa renda, mas que não sejam concluintes de escola pública, poderão declarar carência para conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o pedido foi aceito. Lembrando que, a partir deste ano, os estudantes que conseguiram a isenção da taxa em 2015 e não compareceram à prova, sem justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição em 2016.

sábado, 7 de maio de 2016

Lamentável: Samu e Farmácia Popular podem acabar no mês de agosto em todo Brasil

Segundo o ministro, a dificuldade de pagamento se deve à redução de R$ 5,5 bilhões no orçamento previsto para o Ministério da Saúde este ano. VEJA!



As verbas da Saúde destinadas ao programa Farmácia Popular e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) só vão durar até agosto. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Saúde em exercício, Agenor Álvares da Silva, ao jornal “Estado de S. Paulo’’.

Segundo o ministro, a dificuldade de pagamento se deve à redução de R$ 5,5 bilhões no orçamento previsto para o Ministério da Saúde este ano. O ministro afirmou que a falta de dinheiro afetaria o Aqui Tem Farmácia Popular, resultado do programa inicial, que consiste na venda subsidiada de remédios para várias doenças à população.
No início desta semana, o Ministério do Planejamento já havia publicado uma série de portarias no Diário Oficial modificando o orçamento em vários programas, entre eles o Farmácia Popular, que perdeu R$ 315 milhões dos R$ 2,7 bilhões previstos para este ano. Ao “Estado de S. Paulo”, Agenor afirmou que, “a partir de setembro, vamos ver como esse repasse terá de ser feito para as farmácias credenciadas”.
O EXTRA questionou o Ministério da Saúde sobre como esse corte de verba afetaria o Farmácia Popular: se seriam reduzidos os descontos ou reduzida a quantidade de medicamentos disponibilizados à população. A reportagem também perguntou quais as verbas disponíveis, hoje, para o programa, desde quando tem havido redução e se o Farmácia Popular e o Samu serão suspensos. O ministério não respondeu a nenhuma das perguntas.
Em nota, a pasta afirmou apenas que “o orçamento do Ministério da Saúde aprovado para este ano foi da ordem de R$ 118,5 bilhões, valor 8% superior aos recursos executados no ano passado”. Sobre o contingenciamento, o ministério alegou que ele “alcança todas as áreas do Poder Executivo’’.
Hoje, o Farmácia Popular fornece medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, além de outros, com 90% de desconto, para tratar outras doenças.
Extra Globo
Diário do Sertão

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Com afastamento de Cunha, deputado do Sertão da PB é cotado para Presidência da Câmara

http://i1.wp.com/www.maispb.com.br/wp-content/uploads/2016/05/motta.jpg?fit=800%2C561

De acordo com levantamento da Folha de São Paulo, o deputado Hugo Motta (PMDB), da cidade de Patos no Sertão paraibano, é um dos nomes fortes para assumir a Presidência da Câmara Federal após afastamento de Eduardo Cunha.
De acordo com a matéria, após o afastamento de Cunha, já existe uma disputa pelo cargo. Além de Motta, outros parlamentares aparecem também como cotados para a vaga:  Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE).
No entanto, ainda há dúvidas sobre a sucessão.Tem especialista que entende que uma nova eleição só se daria por meio de uma eventual renúncia de Cunha; Outros afirmam que um acordo com os partidos representados na Câmara viabilizaria um mandato-tampão.
Os deputados não teriam interesse em manter o vice-presidente de Cunha, Waldir Maranhão (PP-MA).
MaisPB
Radar Sertanejo

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Supremo afasta Eduardo Cunha de mandato na Câmara Federal


Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal. Relator da Lava Jato na Suprema Corte, concedeu uma liminar em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República.
Zavascki apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”. Na peça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a classificar o peemedebista de “delinquente”.
Cunha será substituído pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), outro investigado na Lava Jato.
Radar Sertanejo

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Escolas de Serra Grande e região recebem computadores do governo do estado.


Para a 7ª Gerência de Educação, Ricardo entregou 113 computadores (R$ 451 mil) para melhorar os setores técnicos administrativos das escolas da região, totalizando 2.500 computadores entregues em todo o estado, e fez a entrega simbólica da implantação de rede wireless nas 20 escolas de ensino médio, no valor de R$ 900 mil. 

Também entregou às escolas da região o selo “Escola que ensina o valor da vida”, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Participaram desta audiência as populações dos municípios de Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Estiveram presentes toda a equipe de governo, a vice-governadora Lígia Feliciano, a deputada estadual Estela Bezerra, o deputado Gervásio Filho, deputado João Gonçalves, deputado Antônio Mineral, além de prefeitos e vereadores da região.

Hora do Vale com Secom

Prefeitura de Santa Inês (PB) anuncia concurso público e abre 103 vagas

Segundo o edital, os salários variam de 880 a 2.672 reais.


A prefeitura municipal de Santa Inês abriu 103 vagas para concurso público. As inscrições iniciaram no último dia 2 de maio e se estenderão até o dia 3 de junho. As provas acontecerão no dia 26 de junho.
Segundo o edital, os salários variam de 880 a 2.672 reais.
Veja o edital do concurso, que será realizado pela empresa Contemax Consultoria Técnica e Planejamento Ltda, clicando aqui.

Fonte Vale do Piancó Notícias

Diamante Online

Ex-vice-prefeito e presidente da câmara quebram o silêncio e anunciam rompimento com prefeito de Serra Grande

Aluizio foto

A presidente da Câmara Municipal de Serra Grande – PB, a vereadora Maria do Socorro Leite de Sousa (PSL), e o esposo Aluízio Abílio de Souza, ex-vice-prefeito, ex-vereador por três mandatos e atual presidente do PSL de Serra Grande, anunciaram rompimento com o atual prefeito da cidade de Serra Grande, Jairo Haley (PSDB). De acordo com declarações de Aluízio, ao portal Radar Sertanejo, eles não tinham prestígios juntos ao atual prefeito, onde diversas vezes nem se quer uma ligação o prefeito atendia do casal.
– O prefeito tem tomado atitudes que não condizem com o que era esperado. Ainda segundo Aluízio, o poder subiu para a cabeça do Prefeito, são várias pessoas que estão insatisfeitas com a forma como ele trata seus aliados. É insuportável a falta de ética e a insegurança política adotada pela atual gestão, por isso não restou outra alternativa a não ser o rompimento – disse.
Aluízio, ainda falou que em nenhum momento do dia em que sua esposa anunciou a desistência de ser candidata a vereadora (23.01.2016), foi procurado pelo grupo da Oposição para que ela [Vereadora Maria do Socorro] fosse a companheira de chapa no Grupo da Oposição, saíram vários boatos, mas na verdade não chegou nenhum convite formal por parte da candidata Eliana Nunes. O que Aluízio revelou foi que a partir de agora vai sentar com algumas pessoas ligadas a ele e mediante conversas saberá que rumo tomará, já que seu sobrinho Maxwel, é candidato a vereador.
Aluízio falou que não era e nem seria motivo de  incompetência administrativa de ninguém e nem contribuiria para isto, continuaria trabalhando sempre e quebrando paradigmas, num mundo onde tudo e todos estão parecidos demais e muitos não sabem fazer a diferença.
– Meu pai me ensinou que um homem tem que ter posição seja para ganhar ou perder. Serei sempre assim, amigo, companheiro com aqueles que estão ao meu lado.
Ele ainda usou uma Frase da Bíblia: Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol: Tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher (Eclesiastes). Finalizou Aluízio.
Radar Sertanejo

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dilma poderá renunciar e convocar novas eleições em outubro, diz jornal

Publicação traz ainda que a presidente poderá fazer um pronunciamento nesta semana, em rádio e TV, para lançar a proposta de eleições

Dilma Rousseff

O Jornal O Globo traz nesta segunda-feira (2) que Dilma Rousseff poderá enviar ao Congresso uma proposta de emenda constitucional para convocar novas eleições em outubro deste ano. O texto assinado por Jorge Bastos Moreno, Maiá Menezes e Cristiane Jungblut chama o gesto de “cartada final pelo grupo da presidente”.

Segundo o jornal, não são todos os ministros que aceitam a ideia. A publicação traz ainda que a presidente poderá fazer um pronunciamento nesta semana, em rádio e TV, para lançar a proposta de eleições em outubro.

Dilma Rousseff poderá ser afastada por 180 dias, a partir de 11 de maio, após a votação do processo de impeachment no Senado, quando o vice-presidente Michel Temer deverá assumir interinamente.

Fonte: Portal Correio

Vândalos invadem casa e furtam até o vaso sanitário em Serra Grande

Serra n

Uma família de Serra Grande, no Alto Sertão paraibano, está revoltada com um ato de vandalismo praticado contra sua residência, na Rua Campo Santo, próximo a Prefeitura Municipal, no Centro da cidade. A ação foi registrada no fim de semana passado.
De acordo relatos da proprietária da casa, Maria de Fátima, ao portal Radar Sertanejo, vândalos aproveitaram ida dela a São Paulo, invadiram a residência que ficou fechada e furtaram vários objetos, entre eles uma TV e botijão de gás.
A revolta é ainda maior porque até mesmo um vaso sanitário foi arrancado e levado do quintal de casa. Ela disse que falta segurança pública na cidade, que está sob domínio dos vândalos. Até mesmo uma casa que fica próxima da Prefeitura e do cemitério não escapa da ação dos meliantes.
Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Ricardo participa do ODE e autoriza construção de escola técnica em Itaporanga

ricardo_ode

O governador Ricardo Coutinho participou, na noite desse sábado (30), na cidade de Itaporanga (7ª Região), de mais uma audiência do Orçamento Democrático Estadual, a décima deste ciclo 2016, que contou com a participação de mais de mil pessoas.
Na ocasião, ele fez entrega de casas à população, equipamentos para as escolas e para a gerência de saúde, assinou ordem de licitação para a construção da Escola Técnica Estadual e entregou cheques do Empreender PB.
A audiência aconteceu no ginásio “O Madrugão”, localizado no bairro Chique Chique.
Ricardo abriu a plenária assinando a ordem de abertura de licitação para a construção da Escola Técnica Estadual na cidade de Itaporanga, beneficiando todo o Vale do Piancó, um investimento de mais de R$ 13 milhões.
“É um prazer retornar ao Vale do Piancó para ouvir a população em mais um momento histórico para o Estado da Paraíba. Aqui hoje assinamos a ordem de abertura de licitação para a construção da Escola Técnica Estadual que irá funcionar em tempo integral, com cursos profissionalizantes para melhorarias da educação na região, garantindo o desenvolvimento educacional de todo o Vale do Piancó”, disse o governador informando que esteve recentemente com o ministro da Educação, Aluizio Mercadante, para tratar sobre a liberação de verbas federais para o andamento das obras de mais seis escolas técnicas no estado.
ricardo_casa
Foto: Secom/PB
Por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehap), Ricardo fez a entrega simbólica do conjunto habitacional Lozinha Loureiro, com a construção de 30 casas, que possuem 34,5 m², compostas por sala, dois quartos, banheiro e cozinha.
“No conjunto habitacional existem casas adaptadas para idoso, com elementos de acessibilidade, além de já possuir infraestrutura básica prontas para a moradia”, informou o governador, lembrando que esta foi uma obra retomada pela atual gestão, tendo em vista o abandono do projeto desde o ano de 2004.
“Recebemos muitas vezes apelos da população para que este projeto das casas fosse concluído e aqui hoje estamos satisfeitos em poder realizar este desejo, entregando as chaves a cada um dos 30 moradores beneficiados”, disse.
O governador falou ainda sobre a satisfação em poder entregar cheques do Empreender Paraíba, algo nunca vista em nenhum outro governo passado do estado.
ricardo_credito
Foto: Secom/PB
“Fico satisfeito em ver os empreendedores que esta noite receberam créditos do empreender. É o estado que chega para promover o empreendedorismo. É o banco do povo. Algo nunca visto na política paraibana. Foram quase um milhão de reais para a inclusão produtiva de pequenos empreendedores. Esse é perfil do nosso governo que é da democracia participativa, inclusão social e inclusão produtiva. Ouvir a população e incentivá-la a escolher as prioridades de investimentos das regiões é a forma que este governo trabalha, diferenciando-se de quaisquer outros governos do país”, disse, ao entregar os cheques simbolicamente a 200 empreendedores, totalizando um investimento de R$ 750.500,00.
Com relação aos recursos destinados para o andamento de obras hídricas no estado, Ricardo Coutinho expressou a vontade de poder resolver todos os problemas, mesmo sabendo das dificuldades, que muitas vezes perpassa a vontade política.
“Quero poder estar sempre em condições para resolver tantos problemas de água em nosso estado. As condições climáticas também não são favoráveis em muitas regiões e isso é uma realidade. Desde junho do ano passado que o Governo da Paraíba não recebe recursos federais para poder dar andamento a diversas obras, inclusive no Vale do Piancó, mesmo assim, com estas adversidades, este governo estrará para a história como o que mais construiu adutora em todo o estado da Paraíba”, finalizou o governador saudando a Orquestra Jovem do Prima do Vale do Piancó, que abriu a plenária do ODE.
O governador também fez entrega de duas câmaras frias e dois aparelhos de ar condicionado para a 7ª Gerência de Saúde, no valor de R$ 67 mil em investimentos, assim como fez entrega de um equipamento de raio X analógico para o Hospital Regional de Itaporanga, no valor de R$ 350 mil.
Para a 7ª Gerência de Educação, Ricardo entregou 113 computadores (R$ 451 mil) para melhorar os setores técnicos administrativos das escolas da região, totalizando 2.500 computadores entregues em todo o estado, e fez a entrega simbólica da implantação de rede wireless nas 20 escolas de ensino médio, no valor de R$ 900 mil.
Também entregou às escolas da região o selo “Escola que ensina o valor da vida”, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Participaram desta audiência às populações dos municípios de Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.
Estiveram presentes toda a equipe de governo, a vice-governadora Lígia Feliciano, a deputada estadual Estela Bezerra, o deputado Gervásio Filho, deputado João Gonçalves, deputado Antônio Mineral, além de prefeitos e vereadores da região.
Nesta segunda-feira (2) será a vez da população de Patos (6ª Região), receber o governador Ricardo Coutinho, a partir das 19h, no ginásio “O Gelão”, e na terça-feira (3), o terceiro bloco de audiências será concluído com a audiência de Sumé (5ª Região), a ser realizada no ginásio da Escola Estadual Professor José G. de Queiroz, a partir das 19h.
Prioridades eleitas – A população presente na audiência elegeu como prioridades de investimentos do Governo do Estado para o próximo ano a educação (247 votos), seguida de abastecimento de água (168 votos) e recursos hídricos (152 votos).
As prioridades apontadas foram eleitas por meio do credenciamento presencial, no qual as pessoas puderam elencar aquelas obras, ações e/ou serviços que gostariam que fossem realizadas em suas comunidades.
FONTE: Da Redação com Secom/PB