terça-feira, 31 de março de 2015

Emprego: empresa oferece 170 vagas em São José de Piranhas

Entrega de currículos nesta quarta-feira (1º), na Secretaria de Ação Social em São José de Piranhas.



Empresa do setor de eletrificação abriu 170 vagas de emprego para atuação no município de Cajazeiras.  Os currículos  só serão recebidos até esta quarta-feira (1º) na Secretaria de Ação Social em São José de Piranhas. As vagas oferecidas são para os cargos de Pedreiro, operador de moto-serra, auxiliar de topógrafo, ajudante e carpinteiro.
Para concorrer a uma vaga o candidato deve apresentar currículos com foto 3×4, xerox do RG, Xerox do  CPF, comprovante de residência, Xerox do título eleitoral, xerox da reservista,  comprovante de conta bancária, tipo sanguíneo, PIS PASEP, carteira profissional  e comprovante de escolaridade. Os interessados devem  comprovar experiência na área de atuação.

Radar Sertanejo

Professores da rede estadual da Paraíba decidem entrar em greve


Categoria já estava paralisada desde a segunda-feira (30).
Professores pedem reajuste salarial de 13,01%.

Professores fizeram ato público em frente ao Palácio da Redenção, sede do Governo Estadual (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Os professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba decidiram, durante assembleia da categoria nesta terça-feira (31), entrar em greve a partir desta quarta-feira (1º). Os professores e servidores da educação estadual já estavam fazendo uma paralisação deste a segunda-feira (30). Cerca de 30 mil profissionais devem cruzar os braços em 806 escolas em todo o estado.
A assembleia foi realizada no auditório do Sesi, no Centro de João Pessoa, e, em seguida, os professores saíram em passeata em direção ao Palácio da Redenção, sede do Governo Estadual, onde fizeram um discurso.
A categoria reivindica um reajuste salarial de 13,01%, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os trabalhadores da educação, gratificação dos diretores escolares, eleições em toda as escolas do estado, piso na integralidade e redução da carga horária para 30 horas semanais.
Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), mais de 500 professores e servidores da educação participaram do ato nesta quarta-feira.
Segundo a secretaria de Estado da Educação (SEE), o reajuste salarial para a categoria, concedido pelo Estado em 2015, foi de 19,79%, superando o reajuste nacional que foi de 13,01%. Conforme a nota enviada em relação à paralisão realizada na segunda e nesta terça-feira, “o professor da rede estadual recebe um salário base de R$ 1.525,00 para uma carga horária de 30h semanais, que é praticada na Paraíba”. O G1 ainda aguarda um posicionamento em relação à decisão de greve por tempo indeterminado.
G1.com

Deputado paraibano aprova discussão da PEC da maioridade penal na Câmara: “Impedir o debate é desserviço”


O deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), aprovou a posição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em aceitar a tramitação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC), que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, nesta terça-feira (31). O deputado é favorável à nova medida.

O parlamentar, que é membro da Comissão, elogiou a posição da maioria do colegiado que votou pela discussão da PEC no Congresso. Para ele, esse é um passo fundamental para debater melhor a questão que é defendida por uma parcela da sociedade brasileira. “O que não pode é esse tema ser debatido em todo canto, menos na Câmara. Precisamos trazer essa discussão para o Parlamento. Tentar impedir o debate é um desserviço à Nação”, pontuou.

Pedro adiantou, porém, que votará pela redução da maioridade. “Sou a favor da redução da maioridade penal, em que pese compreender os argumentos daqueles que pensam contrariamente, de que o sistema prisional do Brasil está falido e não reabilita aqueles que são encarcerados. Entendo que a redução não enfrenta o problema em sua raiz, não enfrenta a principal causa dessa triste realidade, mas não posso deixar de reconhecer que o adolescente tem sido tratado como inimputável e essa mensagem tem gerado sentimento de impunidade e isso só facilita o crime”, ressaltou.

O deputado citou como exemplo o caso dos crimes que ficaram conhecidos como a “Barbárie de Queimadas”, quando três adolescentes participaram do estupro coletivo, com mais oito homens, a cinco mulheres na cidade de Queimadas (PB) e do assassinato de duas delas, em 2012. Os três já estão em liberdade e, segundo a legislação atual, são considerados réus primários, sem antecedentes criminais.

Pedro Cunha Lima reconheceu que é preciso melhorar as ações de Educação e as políticas públicas de forma geral, para impedir o aumento do número de adolescentes e até de crianças que são levadas a se envolverem no mundo do crime.
 
 
Assessoria 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Pedro apresenta ‘PEC do Novo Magistério’ para profissionais de Educação no Sintep

Exibindo

O deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), apresentou nesta segunda-feira (30), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata sobre o plano de criação do Magistério Público Nacional, aos professores paraibanos. O parlamentar foi recebido pela categoria durante assembleia regional realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep).
“Estamos apresentando a nossa proposta para que a categoria saiba que temos um trabalho pelo magistério e também pedir o apoio de cada um deles em favor dessa causa. Já estivemos com os representantes da APLP, com a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, e agora aqui com o Sintep. Temos que caminhar juntos para que essa proposta passe no Congresso Nacional”, defendeu o deputado.
Para o diretor do Sintep, Antônio Arruda, a proposta do deputado Pedro Cunha Lima traz esperança para a categoria e principalmente para as novas gerações. “Essa ideia vai proporcionar que os jovens comecem a pensar novamente que vale a pena ser professor e lutar por uma educação de qualidade. Vamos ajudar o deputado nessa caminhada para que a proposta seja aprovada no Congresso”, destacou.
Pedro explicou que a ‘PEC do Novo Magistério’ apresentada estabelece que o salário dos professores em todo o País seja o limite remuneratório dos cargos de agentes administrativos, sanando assim as injustiças com a categoria.
"Nenhum agente administrativo vai poder receber mais do que o subsídio do professor em último nível. Essa categoria será então a condição limite de todos os agentes administrativos nas três esferas de Poder. Com isso, eu não estou aumentando despesa em nada. Estou apenas colocando limites e sendo mais justo com os professores”, disse.
O parlamentar relatou ainda que a criação do Magistério Público Nacional vai oferecer melhor visibilidade à categoria, que passaria a ser considerada na Constituição Federal como responsável pela Educação. “O Magistério dará um status mais elevado à carreira, além de oferecer essa condição de subsídio de limite máximo ao agente administrativo”, explicou.
Durante a visita ao Sintep, o deputado se colocou à disposição para lutar no Congresso Nacional por melhorias e fortalecimento da categoria no Estado. “Estamos lutando por um Magistério mais digno e coloco o meu mandato a disposição dos professores do nosso Estado para lutar em Brasília em defesa de melhores condições de trabalho e de salário”, concluiu.
 
Assessoria 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Remédios sofrem reajuste de preço a partir da próxima terça-feira...


Até a próxima terça-­feira, o Ministério da Saúde vai anunciar os índices de reajuste anual dos medicamentos.

No ano passado, o aumento autorizado pela Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) foi de até 5,68%, com efeito médio de 3,35%.

Para tentar driblar mais este aumento que deve pesar mais uma vez no orçamento dos paraibanos a partir de abril, alguns consumidores estão se programando para antecipar as compras de medicamentos e tentar adquirir algumas unidades a mais para guardar.

Este é o caso da professora aposentada Maria do Socorro Lino, que faz uso frequente de medicamentos, no bairro pessoense dos Bancários.

Entre os remédios estão para tratar pressão arterial, osteoporose, problemas com visão e a tireoide, ela gasta em torno de R$ 240 a cada um mês e meio. 

“Esse reajuste acaba com o consumidor. Vou me planejar para comprar remédios antes do novo aumento. Alguns deles já preciso de reposição e outros porque quero me antecipar para economizar. As novas compras vão pesar mais no bolso porque a situação já está difícil com tantos aumentos”.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de João Pessoa (Sindifarma­JP), Hebert Almeida, explicou que a alta não deve chegar de forma imediata ao bolso do consumidor. Segundo ele, quando o reajuste é oficializado e autorizado pela Cmed, os laboratórios fazem o acréscimo do valor e repassam os novos preços para as distribuidoras que, por sua vez, repassam a alta para as farmácias. “À medida que os farmacêuticos vão fazendo novas compras e sentem o impacto do reajuste, repassam para o consumidor, mas hoje em dia as farmácias têm estoque pequeno”, frisou Hebert Almeida. O gerente da Redepharma da Praça 1817, Fábio Melo, contou que as farmácias não estimam de quanto será o percentual. “O problema é que a gente nem sabe quanto vai ser e ALEXSANDRA TAVARES nem se o aumento será de A a Z (todos os remédios)”, disse Fábio.

DATA CONFIRMADA
O Ministério da Saúde informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que até o dia 31 deste mês anuncia o aumento, e que não pode divulgar nada sobre o assunto até esta data. 


Do JPB
Diamante Online

quarta-feira, 25 de março de 2015

Açude de Serra Grande sangra.

Açude cafundó amanhece transbordando e garante água para abastecer a cidade em 2015.

cappa cafundo

O açude Cafundó, que abastece a cidade deSerra Grande, no Alto Sertão paraibano, sangrou nas primeiras horas desta quarta-feira (25). Após as fortes chuvas registradas desde domingo, 22, o reservatório ultrapassou a capacidade máxima de armazenamento e transbordou.
Com capacidade de 313.680 m³ de água, o açude do Cafundó é uma das únicas reservas hídricas que abastece cidade no Sertão do estado da Paraíba que estásangrando até o momento. Apesar de não ser um grande açude, a população comemorou.
Apesar desse caso isolado, as chuvas que caíram até esta semana em todas as regiões do Sertão da Paraíba não foram suficientes para abastecer os mananciais nas áreas mais críticas. Conforme relatório de monitoramento dos mananciais do estado feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a situação é crítica e muitas cidades continuam sendo abastecidas por carros-pipas. Outras devem entrar em colapso no abastecimento até maio, caso não chova suficiente para encher os açudes.
a chuva
Imagem registrada da chuva dessa terça-feira no município de Serra Grande (Fotos: Abidiel Trajano)
Radar Sertanejo.

Concurso da CRESS (Conselho Regional do Serviço Social) PB

Conselho Regional do Serviço Social da Paraíba promove concurso público para preencher 10 cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3,7 mil. Inscrições seguem abertas até dia 26 de abril de 2015.


O Conselho Regional do Serviço Social da 13ª Região (CRESS), estado da Paraíba, está com inscrições abertas até o dia 26 de abril de 2015, para concurso público que irá preencher 10 vagas e formar cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior para lotação nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Edital saiu no dia 23 de março e inscrições ficam abertas no período de 23/3 a 26 de abril de 2015, pela internet, através do site da empresa organizadora - www.iatcpb.com.br. O valor da inscrição é de R$ 22,00.

Vagas CRESS-PB

Para nível superior as vagas envolvem cargos de Contador (1), Jornalista (1) e Assistente Social (3). Já para nível médio há oportunidades para Assistente Administrativo (5).
Os salários variam entre R$ 900,00 e 3.720,00 por jornada de trabalho de 20 ou 30 horas semanais.
As provas escritas serão realizadas no dia 07 de junho de 2015, em local a ser divulgado pela comissão geral do concurso através do cartão de inscrição de cada candidato e de edital publicado nos quadros de avisos do CRESS-PB e no site www.iatcpb.com.br.
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso do CRESS-PB, e na internet no dia 08 de junho de 2015.
O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O prazo de validade do concurso não gera para os aprovados o direito de exigir sua nomeação automática, e sim, o direito de nele ser empossado dentro do prazo de sua vigência, ficando garantida a nomeação daqueles aprovados dentro das vagas ofertadas pelo edital, que neste ato, deverão comprovar as exigências documentais, conforme o cargo.

terça-feira, 24 de março de 2015

Professores da rede estadual anunciam paralisação das atividades por 48 horas

De acordo com o Sintep, os profissionais contestam o aumento de 9% anunciado pelo governador Ricardo Coutinho; Estado ainda não se pronunciou sobre o caso

Professores discutem em assembleia

Os professores da rede estadual da Paraíba anunciaram nesta terça-feira (24) que vão parar as atividades nos próximos dias 30 e 31 de março. A decisão foi acertada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado (Sintep). O Estado não se pronunciou sobre o caso.

De acordo com o Sintep, os profissionais contestam o aumento de 9% anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, que será implantado inicialmente em 4,5%, valendo desde janeiro e mais 4,5% no mês de outubro. Segundo a categoria, o valor concedido fica abaixo do índice do Piso Salarial Nacional, do Governo Federal, de 13,01%.

A direção do Sintep-PB informou ainda que haverá assembleias regionais no dia 30 de março, às 9h, em todo o estado para decidir sobre as atividades dos professores.
Portal Correio entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado, mas até o fechamento desta matéria, eles não não enviaram um posicionamento oficial sobre o caso. 
Do portal correio.

Mais reajustes nos combustíveis a partir de 1º de abril.



Em Serra Grande, o preço dos combustíveis estão a cima da média paraibana, como por exemplo a  Gasolina que é vendida ao preço de R$ 3,45.


PB tem novo reajuste nos combustíveis

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou nesta terça (24) no Diário Oficial da União, uma nova tabela com os preços médios dos combustíveis que podem ser praticados em nove estados e no Distrito Federal. Na Paraíba, o valor médio da gasolina saiu de R$ 3,1977 e ficou em R$ 3,2128. Veja aqui a publicação completa.

Já é a quarta tabela divulgada em apenas três meses de 2015. Além da gasolina, a tabela do Confaz traz ainda os valores médios de outros combustíveis que podem ser praticados nesses nove estados. O litro do diesel subiu de R$ 2,7171 para R$ 2,7596; o valor médio do Gás Natural Veicular (GNV), que era R$ 2,0128, passa a ser 2,0232; e o litro do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC/Etanol) passa de R$ 2,3334 para R$ 2,3459.

Os reajustes podem ser praticados a partir de 1º de abril e valem não só para a Paraíba, mas também para Alagoas, Amazonas, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.

O Confaz é constituído pelos secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de cada estado e do Distrito Federal. É presidido pelo ministro da Fazenda. O objetivo do Confaz é adotar medidas para aperfeiçoar a política fiscal dos estados e torná-la compatível com as leis da Federação.


Portal correio.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Concurso Prefeitura de Santa Luzia-PB 2015



A Prefeitura de Santa Luzia, estado da Paraíba, informa ao público em geral que estarão abertas a partir do dia 30 de março, as inscrições do concursoque pretende preencher, em caráter efetivo, 205 vagas em funções de todos os níveis de escolaridade na autarquia. O provimento dos cargos se dará em várias áreas da administração, com reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.
Os salários dos cargos variam entre R$ 788,00 e R$ 1.582,16.
O certame será organizado e coordenado pela Universidade Estadual da Paraíba, que recebe as inscrições por meio da internet, no site - http://cpcon.uepb.edu.br a partir das 10h do dia 30 de março até às 23h:59min do dia 19 de abril de 2015. A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

Cargos e Vagas

Nível fundamental completo - Auxiliar de Serviços Gerais (11), Eletricista (2), Merendeira (13), Motorista "D" (3), Músico (15), Operador de Máquinas Pesadas (3), Porteiro (8) e Vigilante (4).
Nível médio/técnico - Agente Administrativo (7), Agente Comunitário de Saúde (4), Auxiliar de Saúde (12), Condutor Socorrista (8), Fiscal em Vigilância Sanitária (1), Educador Social (2), Facilitador de Oficina (8), Motorista "D" (8), Orientador Social (1), Técnico em Laboratório (4), Técnico de Enfermagem (12), Técnico em Radiologia (2), Técnico em Saúde Bucal (7) e Técnico em Farmácia (3).
Nível superior - Assistente Social (7), Advogado (2), Bibliotecário (1), Educador Físico (4), Enfermeiro (16), Farmacêutico/Bioquímico (2), Fisioterapeuta (3), Fonoaudiólogo (1), Médico Veterinário (1), Nutricionista (2), Odontólogo (10), Pedagogo Ensino Fundamental/Educação Infantil (6), Professor de Inglês (1), Professor de História (1), Professor de Ciências (1), Intérprete de Libras (1), Psicólogo (7) e Tecnólogo em Radiologia (1).
O concurso terá prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, prova de títulos para Professor e prova prática para de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Motorista e Condutor Socorrista.
A prova escrita ocorre no dia 31 de maio de 2015, sendo que o local e horário serão divulgados no dia 18 de maio de 2015. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 31 de maio.

sexta-feira, 13 de março de 2015

João Pessoa pode ganhar voos para as cidades de Patos, Monteiro e Cajazeiras

Investimento será de R$ 10 milhões, com a criação de até 45 empregos, entre pilotos, comissários de bordo, pessoal de terra e administrativo

Preços vão ficar em torno de R$ 70

Até o final do ano, as pessoas que fazem a ponte João Pessoa - Patos terão mais uma opção de transporte. O empresário Delano Campos da Mota anunciou que a Anac - Agência Nacional de Aviação Civil aprovou a abertura da empresa TAG - Transportes Aéreos Glória, que fará a rota entre as duas cidades, em quatro voos diário, com o avião pernoitando em Patos.
No próximo ano, poderão ser incluídas na rota Monteiro e Cajazeiras.O investimento será de R$ 10 milhões, com a criação de até 45 empregos, entre pilotos, comissários de bordo, pessoal de terra e administrativo. Uma empresa especializada em seleção de pessoal será contratada.De acordo com Mota, presidente da TAG, os preços das passagens deverão ficar bem próximos dos praticados pela empresa Guanabara, de R$ 61,20, ou pelos motoristas de vans, que cobram em média R$ 70 a viagem, apenas de ida.
O voo entre João Pessoa e Patos vai girar em torno de 40 minutos. De carro, essa viagem pode ser superior a 4 horas, sem parada, segundo o empresário. “Além da rapidez da viagem, a segurança e o conforto serão dois diferenciais da nossa empresa”, afirmou o executivo, que fez a apresentação do projeto para os representantes da Câmara Setorial do Turismo, ontem, na Federação do Comércio da Paraíba.
A aeronave a ser utilizada nas operações está praticamente fechada. A TAG negocia com a Embraer a aquisição - por meio de compra direta ou leasing - duas aeronaves MB 120 Brasília, com uma configuração que permite transportar 30 passageiros. “A Embraer, que é uma empresa brasileira, está nos dando total apoio e orientação para que façamos a compra da aeronave que melhor atenda a nossa demanda”, disse Mota. Ele já esteve na fábrica da empresa, em São José dos Campos (SP), para negociar a compra dos equipamentos. Há mais de 400 unidades desse avião no mundo, dos quais, 200 apenas nos Estados Unidos.
Mercado
O presidente da TAG revelou, que o investimento na aviação civil para explorar o mercado paraibano é uma ambição cativada há muitos anos. Foi feita uma consultoria de mercado por uma empresa de Recife (PE), que viu no interior da Paraíba uma forte demanda de pessoas que fazem o circuito entre João Pessoa e Patos, além de Cajazeiras, Monteiro e até Pombal. São empresários, universitários, gestores públicos, profissionais da área médica e políticos.
A TAG também investirá no segmento de cargas, o que encurtará o tempo de entrega das mercadorias.Assim como a mãe do empresário, pessoa que mais incentivou o filho a investir no segmento, segundo Mota - e que leva o nome da companhia -, o executivo se diz um grande otimista com o Brasil, em especial, a Paraíba.
O investimento em época de crise não assusta. Mota disse que os dados de crescimento econômico do Nordeste são animados e permitem que o segmento se mantenha em crescimento. “Nosso PIB (Produto Interno Bruto) é um reflexo de que a nossa economia está em expansão e há mercado para novos investimentos”, enfatizou o empresário.
Portal Correio

Incentivo a produção agrícola em Serra Grande.



A mais de noventa dias, quando começaram as primeiras precipitações de chuvas na região, os agricultores do município de Serra Grande (PB), estão sendo contemplados com o trabalho da prefeitura, em oferecer o corte de terras de forma gratuita, sem distinção de cor ou raça.

De acordo com o Secretário de Agricultura do município, José Armstrong de Sousa leite, já foram cortadas mais de 120 tarefas de área para a plantação.

“Não determinamos tempo nem espaço, o agricultor diz o tamanho da sua necessidade e ordenamos o corte conforme ele pede”, pontuou Armstrong.

Segundo os dados da Secretaria, os serviços foram realizados em várias comunidades rurais: Capim Verde, Simeão, Espera, Nicó, Alagoinha, Cafundó, Santana, Timbaúba, Lourenço, Saco, Carrasco, Olho D’água, Serraria, Cuscuzeiro e Aguiar. 

Além do corte de terras, o Secretário informou também que as estradas foram reabertas e restauradas para que os agricultores, bem como moradores da zona rural, pudessem escoar seus produtos. “Visando o melhor trafego de pessoas, também restauramos as estradas do município”. 

Para a execução deste trabalhos, entra em campo todo o maquinado da Prefeitura Municipal, que conta com Trator de pneus, retro-escavadeira, patrol, caçamba, caminhão pipa e uma pá carregadora.

Ao todo, já foram beneficiadas cerca de 80 famílias em todo o município, a exemplo do produtor Francisco Olímpio da Silva, conhecido por “Dudu”, que relatou sua situação, enfatizando que antes teria que fazer o pagamento pelo serviço a empresas privadas, sendo esta a razão que ele tinha para diminuir ao máximo a sua plantação. “Agora eu planto o tanto que posso, pois terra cortada já não é mais o problema”, comentou Dudu que mora no sitio Timbaúba.

Já o agricultor Lívio Humberto, que mora no sítio Serraria, disse que o corte de terra gratuito tem lhe ajudado, pois é da agricultura que ele tira todo o sustendo da família.

A prefeitura informou aos agricultores que este trabalho, de corte de terras, será de forma contínua e que o mesmo tem rendido bons resultados.


Diamante Online

quinta-feira, 12 de março de 2015

Publicado edital para seleção de tutores do Projeto Educador Digital

Resultado de imagem para eproinfo

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência do Programa das Tecnologias de Informática na Educação (Proted/Proinfo), abriu as inscrições para o processo seletivo simplificado à distância de professores das redes estadual e municipal de ensino que desejam atuar como tutores a distância do Projeto Educador Digital, visando atender a formação de professores da rede para os Cursos do Proinfo Integrado. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (7).
Os professores interessados devem se inscrever por meio do link  (www.sec.pb.gov.br/consulta/formador.php) a partir desta segunda-feira (9) até as 23h59 do dia 13 deste mês. No período de 16 a 20 deste mês, o candidato deverá comparecer ao NTE, que atende a sua Gerência de Ensino, munido do comprovante de inscrição e documentos pessoais comprobatórios das informações prestadas no ato da inscrição. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de março de 2015 através do mesmo site.
Para se inscrever o candidato precisa atender aos seguintes critérios: ser professor da rede pública (estadual ou municipal) de ensino; ter licenciatura plena em qualquer área do currículo da educação básica; ter conhecimento do Linux Educacional; ter disponibilidade para participar da formação para tutores de 16 horas nos NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional); ter disponibilidade para realizar os encontros presenciais e participar mensalmente de reuniões, junto à coordenação do programa, para discutir o andamento do curso.
Os cursos oferecidos pelo Proinfo são destinados a professores e gestores de escolas da rede estadual, distribuídas entre as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), que serão capacitados para utilizarem as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação nas suas atividades didático-pedagógicas, são eles:

Sem Fies, estudantes temem ter que trancar a faculdade...



Desde o dia 23 de fevereiro, quando abriram as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), a estudante cearense Alice Mello, 19, dorme tarde e acorda cedo tentando concluir sua inscrição no programa.

"Às 5h da manhã, antes de ir para a faculdade, tento me inscrever. Na faculdade, uso o wi-fi e também no trabalho passo o dia atualizando o site", conta.

Ela esbarra na etapa 3, quando aparece o código M321 e o aviso: "Limite de vagas para esse Campus/IES esgotado". "Entrei em contato com a faculdade e me informaram para continuar tentando, pois havia vagas", disse.

Ela guarda dois boletos no valor de R$1.158 já enviados pela universidade referentes à mensalidade do curso de engenharia de produção, iniciado em fevereiro.

Para se inscrever no Fies, o aluno deve estar matriculado na instituição de ensino onde pretende conseguir o financiamento.

"O Fies era a minha esperança. Se até o vencimento da segunda mensalidade [9 de abril] não der certo, vou trocar o banco da faculdade pelo banco do cursinho preparatório", lamenta.

terça-feira, 10 de março de 2015

Governo do Estado lança PBVest 2015 com 12 mil vagas; parte delas no Vale do Piancó...



A Secretaria de Estado da Educação lançou neste sábado (07/03), na edição do Diário Oficial do Estado, o edital do Processo Seletivo para o Projeto “Pré-Vestibular Social do Governo do Estado da Paraíba – PBvest”, que será oferecido no Vale do Piancó e em outros polos cujos municípios estão discriminados no anexo abaixo.

Estão sendo oferecidas oferecidas 12.000 vagas, sendo, 6.000 vagas em polos de apoio presencial e 6.000 vagas para acesso fora do polo presencial.

As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (09) até o dia 19 de março, pelo site de Secretaria da Educação. Click aqui 

São requisitos para Inscrição: Alunos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído o Ensino Médio em escola pública do Estado.



Diamante Online

sexta-feira, 6 de março de 2015

Pedro Cunha Lima propõe PEC que estabelece salário de professor como teto da remuneração do serviço público


Para a proposta ser protocolada no Congresso é necessária a assinatura de, pelo menos, 171 deputados.
PedroO mandato do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) iniciou, nesta quinta-feira (5), a coleta de assinaturas para a instalação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o Magistério Público Nacional. A proposta prevê que os professores sejam a categoria profissional a receber o maior salário do serviço público, no nível administrativo. Essa é a primeira PEC proposta pelo parlamentar, que iniciou seu primeiro mandato no dia 02 de fevereiro.
A PEC acrescenta o parágrafo único ao artigo 205 e modifica o inciso VIII e o parágrafo único do artigo 206 da Constituição Federal, tornando o professor como a categoria responsável pela Educação e estabelecendo um subsídio para o magistério.
“Estabelece-se um subsídio para o magistério, como forma de dar-lhe a mesma grandeza das categorias dos agentes políticos (magistratura, Ministério Público, mandatos eletivos e correlatos). Nesse compasso, também, estabelece-se que esses subsídios serão limites superiores na administração pública, para os demais servidores do Estado, entendidos como agentes administrativos. O professor é o limite da evolução no serviço público”, defende o deputado na Justificativa da PEC.
Para a proposta ser protocolada no Congresso é necessária a assinatura de, pelo menos, 171 deputados. No primeiro dia da coleta das assinaturas, 83 parlamentares já haviam assinado.
Pedro Cunha Lima disse que a proposta nasceu pela necessidade de buscar soluções para melhorar a Educação pública brasileira, ao passo que proporciona saídas para o problema do déficit de professores, que hoje chega a 150 mil nas disciplinas de matemática, física e química.
“A melhoria na Educação só é possível se melhorarmos as condições de trabalho dos nossos educadores. Para isso, é preciso incentivar e valorizar a carreira. Precisamos mostrar ao aluno que está em formação agora, que vai valer a pena ser professor por profissão. Por quê? É pela educação que o futuro deixa de ser surpresa para entrar na previsibilidade até dos sonhos. Vamos sonhar…”, defendeu.
Proposta mantém teto do salário do ministro do STF para outros agentes
O deputado federal esclarece que o subsídio será aplicado de acordo com critérios estabelecidos por uma Lei Complementar, e deve ser obedecido, por exemplo, o grau de titularidade do professor (mestrado, doutorado, pós-doutorado), dentre outros.
“O subsídio máximo do professor será o teto da administração pública, ressalvados aqueles servidores, compreendidos como agentes políticos, que permanecem como teto o limite da remuneração do ministro do STF, que é o caso dos juízes e promotores. No mais, todo resto da administração pública, terá como teto o salário do professor, que tenha dedicação exclusiva, pós-doutorado e outras exigências”, pontuou.
Assessoria de Imprensa

Moradores temem desabamento da ponte na estrada de Serra Grande a São José de Piranhas.

Buraco em baixo da ponte e vigas soltas deixam moradores apreensivos. Ponte dar passagem a moradores de pelo menos quatro municípios.

ponte 1

Os moradores de pelo menos três municípios, no Alto Sertão da Paraíba, estão assustados com o risco de desabamento de uma ponte sobre o Rio Piranhas, que funciona como uma dos principais acessos para as cidades de Carrapateira a São José de Piranhas, além de Serra Grande e Aguiar.
Com as escavações na base da ponte antiga parte da estrutura ficou sobreposta. Com isso, as fortes chuvas nos meses seguintes aumentam o risco de desabamento e a população do local teme que um grave acidente aconteça.
ponte 2
De acordo com moradores da região que usam os meios de comunicação para denunciar, é grande o número de pessoas, inclusive crianças, que necessitam da ponte. Eles pedem ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER) para solucionar o problema, mesmo que seja uma medida paliativa para evitar que um acidente possa acontecer.
Foto marcos lira
Buraco na parte superior da ponte do Rio Piranhas (Foto: Marcos Lira)
Fonte: Radar Sertanejo

quarta-feira, 4 de março de 2015

Vistorias do transporte escolar de Serra Grande será no dia 14.

Vistorias do transporte escolar começam no próximo sábado(7)

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação e o Departamento Estadual de Trânsito divulgaram o calendário da primeira etapa de vistorias no transporte escolar de 2015, que tem início no próximo sábado (7). Nesta etapa serão vistoriados veículos de 76 municípios paraibanos. As inspeções fazem parte do projeto “Transporte escolar - alegria de ir e vir”, que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde 2013, em parceria com o Detran-PB.

No sábado, serão vistoriados os veículos dos municípios de Monteiro, São João do Tigre, Ouro Velho, Zabelê, Camalaú e São Sebastião do Umbuzeiro, na 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Monteiro.

No próximo dia 14, estão agendadas vistorias na 6ª Ciretran, com os seguintes municípios: Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas e Carrapateira. Ainda neste dia, na 10ª Ciretran, em Itaporanga, serão inspecionados os ônibus escolares de Pedra Branca, Serra Grande, São José de Caiana, Curral Velho, Diamante, Boa Ventura e Itaporanga.

No dia 15, haverá inspeção do transporte escolar de Cabedelo e Lucena, no Posto de Trânsito de Cabedelo; e em Mamanguape, passarão pela fiscalização os ônibus escolares de Mataraca, Itapororoca, Cuité de Mamanguape, Capim e Mamanguape.

Já no próximo dia 21, na 15ª Ciretran, em Princesa Isabel, serão vistoriados os veículos de Imaculada, Água Branca, Juru, São José de Princesa, Tavares, Manaíra e Princesa Isabel. Nesta mesma data na 12ª Ciretran, em Sousa, as inspeções abrangerão os municípios de Sousa, Aparecida, Lastro, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Marizópolis.

No dia 22, em Posto de Trânsito de Jacaraú, as vitorias ocorrerão nos ônibus de Curral de Cima, Pedro Régis, Lagoa de Dentro e Jacaraú. Já na 5ª Ciretran, em Areia, será fiscalizado o transporte de Alagoa Nova, Matinhas, Juarez Távora, Alagoa Grande e Areia.

A primeira etapa se encerra nos dias 28 e 29 de março. No dia 28, no Posto de Trânsito de Soledade, a fiscalização vai abranger os municípios de Tenório, Santa André, Juazeirinho, Sossego, São Vicente do Seridó, Cubati, Olivedos e Soledade. Na 17ª Ciretran, em Piancó, envolvendo os municípios de Emas, Aguiar, Igaracy, Olho Dágua, Catingueira e Piancó.

No dia 29, na 2ª Ciretran, em Guarabira, serão inspecionados os veículos de Cuitegi, Pilõezinhos, Guarabira, Mulungu e Alagoinha; e na 8ª Ciretran, em Sapé, nos veículos de Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Richão do Poço, Caldas Brandão, Gurinhém e Sapé.


Ascom MPPB