domingo, 6 de maio de 2012

Serragrandenses reúnem pré-candidatos para debate na capital do estado.


 Texto de: Gilvamarque Santos (serragrandense residente em João pessoa)     
      
                                                
            Assim como ocorreu em outros períodos eleitorais, a comunidade do município de Serra Grande, que reside na capital do Estado, sempre se reúne com os candidatos. A reunião, desta vez, foi com a pré-candidata a prefeitura, Eliana Nunes, para saber sobre os seus projetos administrativos, caso venha a se eleger. O encontro aconteceu na Universidade Federal da Paraíba e contou com a presença de pouco menos de 50 pessoas, número considerado extremamente positivo. Pela mesma mesa redonda, já passara o também pré-candidato João Paulo, que conversou com os serragrandenses sobre a conjuntura política atual daquela cidade sertaneja. Os organizadores dos encontros esperam a presença do terceiro pré-candidato a sucessão municipal, Jairo Moura, que faz parte do grupo situacional.
         
          O encontro com Eliana aconteceu no último sábado, 05 de maio. Serena, tranquila e aparentemente convicta da sua candidatura, Nunes iniciou sua fala expondo sobre a seu currículo: auxiliar de enfermagem, comerciante, odontóloga e secretária de saúde. Disse conhecer de perto os problemas da cidade de Serra Grande por conviver cotidianamente com as pessoas mais carentes e enfatizou o seu trabalho na saúde, o que a credenciaria para a cadeira do executivo local.

            O debate aconteceu em forma de perguntas dos participantes que versaram sobre: Ação Social, Educação, Infraestrutura, Emprego e Renda etc. Mas, como não poderia deixar de ser, a candidata foi questionada sobre a possibilidade de uma junção das candidaturas de oposição (Eliana / João Paulo) e sobre a fragilidade das oposições caso a união dos oposicionistas não ocorra. Segundo Eliana, a decisão de ser candidata surgiu através de consultas à população. Pelas contas da candidata, ela teria mais votos do que o candidato dos “Leites”, uma vez que Paulo não residia no município e não tinha exercido nenhum cargo que tivesse um contato direto com a comunidade. No entanto, a possibilidade de diálogo sobre uma suposta união não foi descartada totalmente pela candidata, apenas foi enfatizado que ela não abriria mão de ser cabeça de chapa.

             Oriunda de uma família tradicionalmente política, filha do ex-prefeito Ermeto Nunes da Silva, que comandou os destinos daquela pequena cidade por duas gestões, a pré-candidata demonstrou ter uma visão moderna sobre a política, propondo aos seus conterrâneos uma gestão participativa, dinâmica e transparente, diferente do pai, que não era tão sensível à escuta.

            Eliana afirmou que voltaria a conversar com a comunidade de Serra Grande, residente em João Pessoa, quando a candidatura fosse oficializada e que, no próximo encontro traria as propostas de governo escritas, para serem apreciadas pelo público presente.

            Os organizadores do encontro analisaram o debate de maneira satisfatória, democrática e civilizada. Os valores humanos individuais que saíram daquela cidadezinha são inúmeros e, preocupados em fazer com que o nome de “Grande” não fique restrito apenas a “Serra”, estão fazendo estes ciclos de debates para mesmo distantes, elucidar questões que foram durante muito tempo tão obscuras ao grande público.

            A espera agora é pelo pré-candidato Jairo Moura e, o apelo dos organizadores é que ele não vire as costas para os conterrâneos que moram na capital, não os decepcione como fez, a oito anos,  o atual prefeito João Bosco, quando recusou falar com a comunidade de João Pessoa. O mundo moderno não aceita mais pessoas que não tem poder de argumentação e transparência. O povo de Serra Grande é humilde, trabalhador e acima de tudo, um povo inteligente, não está apto a tolerar, de novo, este tipo de comportamento.