sexta-feira, 9 de março de 2012

Serragrandense assume coordenação da UFCG em Sousa


Coordenação é de grande importância para o CCJS, UFCG, bem como para a sociedade.

Redação,
do
Radar Sertanejo


O professor universitário federal, Dr. Iranilton Trajano da Silva, natural de Serra Grande, residente atualmente em São Jose de Piranhas, assumiu no último dia 27 de fevereiro a Coordenação do Núcleo de Pratica Jurídica do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG, campus de Sousa.

A Coordenação é de grande importância para o CCJS, UFCG, bem como para a sociedade, tendo em vista que o NPJ desenvolve relevante trabalho na assistência jurídica as pessoas carentes que vivem na comarca de Sousa e cidades vizinhas e que não podem arcar com o ônus processual e advocatício.

O Núcleo conta atualmente com 317 alunos matriculados nas Praticas I, II, III e IV, possui um corpo docente formado por 15 professores efetivos, dos quais, 02 são professores advogados e 05 servidores. Atualmente o NPJ possui 423 processos ativos e 218 já arquivados, com quase 100% de procedência nos pedidos.

O núcleo atua nas diversas áreas do Direito (Civil, Penal, Previdenciário e Trabalhista), haja vista, que a assistência gratuita se destaca em todas as esferas do judiciário (Justiça Estadual, Federal e do Trabalho), dando excelente prestação de serviço jurídico a toda comunidade carente de Sousa e cidades polarizadas pela comarca, de modo a primar pelo bem estar de todos que precisam de algum remédio jurídico, mas, que não tem condições de custear as despesas processuais e advocatícias. Dr. Trajano passa a fazer parte do corpo administrativo do CCJS, onde ainda ministra aula de Direito Penitenciário e Pratica Jurídica – IV.

Dr. Trajano  é formado em Direito pela UFPB, advogado militante, tendo Especialização em Direito Fiscal e Tributário pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro, e concluiu seu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade do Museu Social Argentino – UMSA, em Buenos Aires – AR, onde aguarda tão somente data pra defesa de sua tese.